Informações de mercado
28/08/2020

IGP-M acumula alta nos 12 meses
2 minute readDólar comercial abre a R$ 5,5701. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) vai para 2,74% em agosto, o índice acumula alta de 13,02% nos 12 meses. Os bens finais sobem 1,25%, o IPA-M sobe 3,74% e o IPC-M sobre 0,48% segundo divulgado pela FGV.
Agenda fiscal e o teto de gastos continuam ema pauta com expectativas no mercado para extensão do auxílio emergencial e o adiamento do programa Renda Brasil para o ano que vem.
O Senado aprovou ontem projeto de lei que transfere a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS), o texto seguirá para sanção presidencial.
O Conselho Monetário Nacional autorizou a transferência de R$ 325 bilhões das reservas de resultado cambial do Banco Central para o Tesouro Nacional para o pagamento da dívida pública.
No exterior, as principais bolsas europeias operam em baixa, após divulgação de dados relevantes no continente, como o PIB da França que diminuiu 13,8% no segundo trimestre de 2020 em comparação aos três meses anteriores. O índice de confiança do consumidor da Alemanha caiu de -0,2 ponto em agosto para -1,8 ponto em setembro, segundo o GFK. O índice de sentimento econômico da zona do euro subiu acima da previsão, de 82,4 em julho para 87,7 em agosto.
Discurso de Jerome Powel, presidente do FED confirmando que a instituição vai adotar uma nova estratégia de política monetária, baseada numa taxa de inflação média e a falta acordo no Congresso Americano sobre novos estímulos fiscais fazem os índices operarem mistos e com reflexo nos mercados europeus e asiáticos.
No Japão, por motivos de saúde o primeiro ministro, Shinzo Abe, pediu renúncia ao cargo, refletindo na bolsa de Tóquio que caiu 1,41% e os demais mercados que fecharam mistos.