Minuto Mercado
9/4/2021

Orçamento, inflação e CPI da covid são os assuntos desta sexta-feira
2 minute readDólar abre em queda a R$ 5.5731. Hoje, será monitorada a reação do presidente Jair Bolsonaro pelos mercados locais sobre a determinação do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para que o Senado instale a CPI da covid-19. Isto posto, com ou sem veto presidencial, a sanção do Orçamento de 2021 também é ansiosamente aguardada.
O investidor monitora o IPCA de março, enquanto espera também as participações do presidente do Banco Central, do diretor de Política Econômica Brasileira e do ministro da Economia, em eventos abertos no fim da manhã. Os juros curtos podem se ajustar ainda ao IPCA, enquanto os longos devem seguir frágeis ao dólar e ao problema fiscal do governo.
Em território americano, nas próximas horas, investidores vão acompanhar também os dados de inflação ao produtor e de estoques no atacado.
As Bolsas na Zona do Euro operam mistas. A Alemanha surpreendeu com queda de 1,6% na produção industrial de fevereiro. Por outro lado, as exportações da maior economia da Europa subiram 0,9% no mesmo período, superando a previsão de analistas, após as restrições influenciadas pela pandemia do Covid-19.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,50% na primeira prévia de abril, após ter aumentado 1,95% na primeira prévia de março. Com o resultado, o índice acumulou elevação de 8,80% no ano e aumento de 30,70% em 12 meses. IPCA de março deve ter maior taxa em 6 anos e superar teto da meta em 12M.