Minuto Mercado
23/3/2021

Ata do Copom e covid na Europa
2 minute readDólar comercial abre a R$ 5,5063. A ata do Copom divulgada hoje, aponta riscos fiscais elevados e que o agravamento da covid-19 pode produzir inflação abaixo do esperado, porém prevê que o segundo semestre pode registrar crescimento econômico com avanço da vacinação, e com estímulos fiscais e monetários no exterior a longo prazo.
O Ministério da Economia falou sobre a necessidade de cortar R$ 17,5 bilhões em despesas para cumprir o teto de gastos, a regra limita o avanço das despesas à inflação.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que há um aumento da urgência das votações importantes, como as reformas tributária e administrativa. Hoje o líder do senado, Rodrigo Pacheco participará do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, com as reformas em pauta.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 9,8 pontos em março, para 68,2 pontos, o menor valor desde maio de 2020 (62,1), segundo a FGV.
Impulsionado pelo preço da gasolina, o IPC-S de 22 de março de 2021 subiu 1,03% e acumula alta de 6,13% nos últimos 12 meses, segundo dados da FGV.
No exterior, destaque para o aumento do número de casos de covid-19 na Europa e falas dos presidentes do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve.
A China impôs sanções contra dez indivíduos e quatro entidades da União Europeia, em resposta a medidas semelhantes aplicadas pelo bloco por supostos abusos de direitos humanos.
As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em baixa. No continente asiático, as bolsas fecharam em queda generalizada nesta terça-feira.