Minuto Mercado
2/3/2021

Mercado acompanha avaliações do gabinete da Economia
2 minute readDólar comercial abre a R$ 5,6395. O mercado repercute a fala do ministro Paulo Guedes sobre a necessidade de responsabilidade fiscal com a PEC Emergencial. Restrições para conter o avanço da pandemia em vários estados e o lento processo de vacinação minam a retomada da atividade econômica no primeiro trimestre do ano, segundo avaliação que está sendo feita no gabinete do ministro da Economia. O governo também estuda reeditar o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite redução de jornada de trabalho e salário.
O Diário Oficial publicado hoje zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel por dois meses e sobre o gás de cozinha de forma permanente. Além disso, foi editada a MP que eleva tributos sobre os bancos e corta incentivos para compensar o impacto das desonerações, no total de R$ 3,67 bilhões.
Na agenda, destaque para a votação pelo Senado da MP que autoriza os estados a comprarem vacinas contra covid-19 diretamente, assim como a iniciativa privada.
O IPC-S de 28 de fevereiro de 2021 subiu 0,54% e acumula alta de 5,42% nos últimos 12 meses. O aumento de preço dos combustíveis foi o principal fator para a aceleração, segundo a FGV.
No exterior, as vendas no varejo da Alemanha caíram 4,5% em janeiro ante dezembro, em meio a nova onda de contaminações por coronavírus, segundo dados da Destatis.
Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em baixa, já as bolsas europeias sobem em sua grande maioria. No continente asiático, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira.