Minuto Mercado
18/3/2021

Selic vai a 2,75%
2 minute readDólar comercial abre a R$5,5865. O Copom do Banco Central aumentou a Selic em 0,75 ponto porcentual, para 2,75% ao ano, após sete meses com os juros no menor nível da história, essa é a primeira elevação na Selic desde julho de 2015. O aumento responde a pressão pela alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 2,98% no segundo decêndio de março, ante 2,29% no mesmo período do mês anterior. Com este resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 28,64% para 31,15%, segundo a FGV.
Na política, pesquisa do Datafolha aponta crescimento no índice de desaprovação do governo Bolsonaro, 56% da população acredita que o presidente não tem capacidade de liderar o país, contra 50% em janeiro.
O Banco Central da Inglaterra (BOE) manteve sua taxa básica de juros em 0,10%.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, falou hoje que a expectativa é que a atividade econômica da zona do euro tenha uma firme recuperação no segundo semestre de 2021. As exportações do bloco caíram 2,8% em janeiro ante dezembro, e as importações diminuíram 1,3% no período, segundo dados divulgados pela Eurostat.
Os índices futuros das bolsas de Nova York operam mistos, já as bolsas europeias operam em alta. No continente asiático, as bolsas fecharam em alta nesta quinta-feira, após o Federal Reserve manter-se favorável à manutenção de estímulo monetário.