Minuto Mercado
14/09/2021

NO RADAR A CPI DOS EUA E DISCURSO DE CAMPOS NETO
2 minute readDÓLAR ABRE A R$ 5.2150. Os investidores acompanham nesta terça-feira o CPI de agosto - inflação americana – o principal indicador desta terça-feira, por aqui a participação de Roberto Campos Neto presidente do Banco Central e a participação de Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia sobre os preços dos combustíveis, também ficam no radar.
Mercado externo hoje fica morno na expectativa da CPI, pois indicará quando a retirada de estímulos iniciará. Analistas projetam desaceleração moderada do índice de preços ao consumidor americano na margem e na comparação interanual. Entretanto, em outros países, como no Japão, a expectativa é de mais estímulos fiscais na economia e outras medidas para impulsionar o país a enfrentar os danos causados pela covid-19.
Mercados externos sem rumo certo podem gerar volatidade nesta manhã no Brasil, de olho na inflação dos EUA e nos desconfortos políticos por aqui. Pode ser vista como populista e pesar nos mercados locais a antecipação da decisão de Bolsonaro de editar a MP que prevê a venda direta de etanol entre produtores e postos de combustíveis, dispensando a intermediação de distribuidores. Outro ponto de atenção é a edição no texto da reforma do imposto de renda que pode continuar incomodando o mercado local. Por outro lado, discurso de Campos Neto em semana de Copom de setembro serão acompanhadas de perto. No câmbio, o alívio temporário em Brasília, ainda sob efeito da carta de Bolsonaro, a fraqueza dos protestos do fim de semana e a espera da retomada da agenda econômica no Congresso derrubaram o dólar nesta segunda-feira. Na contramão do exterior, a moeda fechou em -0,83%, a R$ 5,2236. O Copom em córner, pressionado a não economizar na dose de alta da Selic contra a inflação, promete maior entrada de recursos para o câmbio.
O Ministério do Desenvolvimento Regional deve rever contratos de compra de equipamentos agrícolas que foram realizados por meio do esquema do orçamento secreto. O juiz Francisco Codevila, da 15.ª Vara Federal do Distrito Federal intimou Marcos Tolentino (advogado e empresário) para comparecer ao depoimento da CPI do Covid agendada para hoje cedo.