Minuto Mercado

Minuto Mercado

14/5/2021

Acesso ao Blog

MERCADO EXTERNO SE RESTABELECENDO, ENQUANTO AGUARDA A REFORMA TRIBUTÁRIA E BALANÇOS

DÓLAR ABRE A R$ 5.2917. O mercado procura por ativos de risco nesta manhã, enquanto aguardam os EUA divulgarem os indicadores de atividade para calcular o andamento da recuperação da maior economia do mundo, considerando que os dados de inflação foram piores do que o esperado. No Brasil, o lucro da Petrobras anima os investidores. Em pauta alguns eventos virtuais do diretor de política monetária, Bruno Serra Fernandes e do presidente do BC, Roberto Campos Neto. 

Hoje a estimativa é que as bolsas americanas continuem se restabelecendo, enquanto as europeias também. O Federal Reserve acredita que o movimento de aceleração da inflação seja transitório, mas não todos, segundo a fala de ontem do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard. No entanto, reconsiderou para mudar a política monetária será preciso confirmar que o país saiu da pandemia de covid-19.

O otimismo do mercado exterior tende a influenciar os negócios no Brasil, especialmente na B3, a expectativa é que chegue os 121 mil pontos, para impulsionar ao dólar. A expectativa de uma melhor explicação do plano de trabalho da reforma tributária, divulgações de balanços do primeiro trimestre e a sensação de que a economia brasileira está avançando, como mostra as projeções para o PIB de 2021 perto de 4%, também podem ajudar. Apesar que o PIB, pode pressionar os juros futuros, reforçando alta da Selic. Por 8 votos a 3, foi decidido retirar o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins o que deve provocar perdas na arrecadação e gerar preocupações fiscais no mercado, especialmente no câmbio. Por outro lado, tende a agradar ao setor empresarial. Em entrevista, Guedes disse que o “câmbio já fez overshooting e agora deve recuar para equilíbrio” e que, à medida que as reformas vão seguindo, “todo mundo vai ver que câmbio está fora do lugar”.

O STF analisará o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) que tem o objetivo de preservar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em depoimento à CPI da Covid. Ontem o depoimento de Carlos Murillo, presidente da Pfizer na América Latina, confirmou a suspeita de o presidente recorria um aconselhamento paralelo para tomar decisões sobre a condução da crise do coronavírus. Após Murillo confirmar que Carlos Bolsonaro participou de uma reunião com a Pfizer e representantes do governo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou o pedido para que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, seja convocado a prestar depoimento na CPI da Covid.

ícone da bandeira do Brasil.

Foi decidido retirar o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins o que deve provocar perdas na arrecadação e gerar preocupações fiscais no mercado, especialmente no câmbio.

ícone da bandeira do Estados Unidos

Aguardam a divulgação dos indicadores de atividade para calcular o andamento da recuperação da maior economia do mundo.

ícone dos EUA

O Federal Reserve acredita que o movimento de aceleração da inflação seja transitório.

Ligue agora e fale com os nossos especialistas:

Soluções completas em câmbio para você e para sua empresa.

Transferências Internacionais

Transferências Internacionais

Soluções completas em remessas internacionais para você e para sua empresa. Faça transferências internacionais com segurança e velocidade.

Saiba mais
Soluções em câmbio

Soluções em câmbio

Você pode contar com assessoria e serviços para soluções em câmbio e todo o seu processo de Comércio Exterior.

Saiba mais
Turismo

Turismo

Moeda em espécie e cartão pré-pago internacional. Em um único lugar você encontra soluções completas para a sua viagem.

Saiba mais