Minuto Mercado

Minuto Mercado

12/7/2021

Acesso ao Blog

POLÍTICA LOCAL CONTINUA NO FOCO E MERCADO EXTERNO EM BAIXA NA ESPERA DE BALANÇOS

DÓLAR ABRE A R$ 5.2584. A agenda externa desta semana está recheada, com a divulgação de balanços de grandes bancos e a inflação ao consumidor nos EUA, além da fala de Jerome Powell, presidente do Fed, e a decisão monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). Por aqui, as incertezas políticas e CPI da Covid continuam no foco, tem também a pesquisa mensal de serviços de maio. Com a expectativa que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada.

As bolsas europeias e os futuros de Nova York amanheceram em baixa, mesmo após as bolsas nova-iorquinas terem subido na sexta-feira, fechando a semana em recordes históricos. Os investidores aguardam às divulgações dos balanços. As bolsas da Europa fecharam a última sessão com alta de mais de 1%. As bolsas asiáticas foram influenciadas hoje pelas bolsas ocidentais, sendo que a Bolsa de Xangai fechou positiva após o Banco do Povo da China ter divulgado um corte de compulsório bancário na sexta-feira, liberando recursos para mais empréstimos. Ainda seguem no radar as incertezas em relação a variante delta do coronavírus e seus possíveis impactos sobre a recuperação econômica mundial.

Nesta volta de feriado, o tom negativo de hoje no exterior e as incertezas políticas podem ofuscar a disputa de sexta-feira nas bolsas de Nova York nos negócios locais. Além disso, o dólar mais forte diante de outras moedas emergentes também pode pesar sobre o real em dia de agenda global fraca. A CPI da covid coloca o presidente Jair Bolsonaro cada vez mais na parede, fazendo sua popularidade cair e o mercado local ficar de olho nos próximos passos da investigação. A mais nova denúncia sobre o governo, que já é alvo de suspeitas de corrupção na compra de vacinas, é a de que o Ministério da Saúde escolheu a FBM Farma para fornecer diluentes a imunizantes da Pfizer, mesmo ela sendo multada e advertida mais de 70 vezes por descumprir contratos com o próprio governo federal.

Num eventual segundo turno, divulgou a Pesquisa Datafolha que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva venceria Jair Bolsonaro por 58% a 31%; 70% acreditam que existe corrupção no governo e que 54% dos brasileiros são favoráveis a impeachment de Bolsonaro. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou para hoje a leitura e votação do relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O recesso entre 17 e 31 de julho terá que ser suspenso, caso a LDO não for aprovada em plenário até lá.

ícone da bandeira do Brasil.

Amanhã sai a pesquisa mensal de serviços de maio.

ícone da bandeira Japan

Na sexta-feira, tem a decisão monetária do Banco do Japão.

ícone dos EUA

A agenda da semana conta a divulgação de balanços de grandes bancos.

Ligue agora e fale com os nossos especialistas:

Soluções completas em câmbio para você e para sua empresa.

Transferências Internacionais

Transferências Internacionais

Soluções completas em remessas internacionais para você e para sua empresa. Faça transferências internacionais com segurança e velocidade.

Saiba mais
Soluções em câmbio

Soluções em câmbio

Você pode contar com assessoria e serviços para soluções em câmbio e todo o seu processo de Comércio Exterior.

Saiba mais
Turismo

Turismo

Moeda em espécie e cartão pré-pago internacional. Em um único lugar você encontra soluções completas para a sua viagem.

Saiba mais