Minuto Mercado

Minuto Mercado

08/7/2021

Acesso ao Blog

IPCA, CRISE POLÍTICA INTERNA E DADOS AUXÍLIO-DESEMPREGO NA PAUTA DE HOJE

DÓLAR ABRE A R$ 5.2696. Em véspera de feriado em São Paulo fica no radar a piora da crise política local. O IPCA de junho direcionará a decisão de política monetária do Copom de agosto e os ajustes do mercado de juros, também os indicadores dos últimos 12 meses darão o tom para o reajuste do texto de gastos do governo para o próximo ano. Lá fora, os investidores esperam pelo resultado semanal da pesquisa de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, os efeitos da revisão de estratégia de sua política monetária e a entrevista da Christine Lagarde, presidente do BCE.

A divulgação da ata do Fed ontem foi mais branda do que o esperado e tudo indica que a China também afrouxe sua política monetária, o que preocupa, pois pode haver inconsistências nesses países capazes de comprometer a recuperação da economia global. Nesta manhã, os índices futuros em Nova York e as Bolsas europeias têm forte queda, o dólar está misto e há busca de proteção nos Treasuries. A ata do Fed apresentou que já se iniciou a discussão pelo “tapering”, como é chamado o processo de redução gradual das compras de ativos (treasuries e títulos atrelados a hipotecas), mas salientou oposições entre eles, limitando expectativas de remoção de estímulos iminente. Na China, as ações também caíram e, em Hong Kong, o índice Hang Seng segue em queda há oito pregões seguidos, principalmente no setor de tecnologia, considerando que Pequim aumentou a pressão regulatória sobre gigantes chinesas.

A pressão externa pode piorar o desempenho dos ativos locais, inclusive o agravamento da crise política interna também deve refletir. O IPCA de junho pode influenciar mais nos juros e no câmbio, nas projeções de alta para a Selic em agosto e nas avaliações sobre o potencial de atratividade de capitais estrangeiros pelo País em cenário de juros baixos no exterior. Como a moeda americana encontra-se fraca lá fora e ontem o dólar à vista subiu a R$ 5,2403, o maior valor desde 27 de maio e no sétimo pregão seguido de ganhos frente ao real, uma realização de lucros não é descartada no câmbio, mas pode ser pontual devido à crise política. Só esta semana o dólar já acumula valorização de 3,70% e de 5,37% em julho, depois de ter recuado 4,82% no mês passado. Na Bolsa, ficam na pauta o desenrolar da decisão do setor empresarial de abandonar a cobrança da reforma tributária por discordar das mudanças propostas pela equipe econômica para o imposto de renda.

Após senador Omar Aziz (PSD-AM), supor envolvimento de integrantes de militares em casos de corrupção na compra de vacinas na gestão de Jair Bolsonaro.  O Ministério da Defesa emitiu nota dizendo que "as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições". Tudo aconteceu após Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, sair preso da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no fim da tarde desta quarta-feira, mas pagou fiança e acabou sendo solto em seguida. Já Lauricio Monteiro Cruz, diretor do departamento de Imunização do Ministério da Saúde, teve demissão publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (8).

ícone da bandeira do Brasil.

O IPCA de junho direcionará a decisão de política monetária do Copom de agosto.

ícone da bandeira China

O índice Hang Seng segue em queda há oito pregões seguidos.

ícone dos EUA

Os investidores esperam pelo resultado semanal da pesquisa de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA.

Ligue agora e fale com os nossos especialistas:

Soluções completas em câmbio para você e para sua empresa.

Transferências Internacionais

Transferências Internacionais

Soluções completas em remessas internacionais para você e para sua empresa. Faça transferências internacionais com segurança e velocidade.

Saiba mais
Soluções em câmbio

Soluções em câmbio

Você pode contar com assessoria e serviços para soluções em câmbio e todo o seu processo de Comércio Exterior.

Saiba mais
Turismo

Turismo

Moeda em espécie e cartão pré-pago internacional. Em um único lugar você encontra soluções completas para a sua viagem.

Saiba mais