Minuto Mercado
04/11/2021

MERCADO SE ANIMA DIANTE DA APROVAÇÃO DA PEC DOS PRECATÓRIOS E BALANÇOS
2 minute readDÓLAR ABRE A R$ 5.5880. A PEC dos Precatórios foi aprovada em primeiro turno na Câmara ontem, agora vai para o segundo turno entre hoje e a próxima terça-feira. Além disso, tem o leilão de 5G, produção industrial de setembro, a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e balanços de vários bancos.
As bolsas internacionais têm sinais positivos, enquanto os pregões à vista tiveram novas altas depois do FED anunciar o início do tapering e a redução da compra de títulos, além de ratificar que a política acomodatícia seguirá e que a inflação é temporária. Porém, especialistas acreditam que o Fed aumentará os juros em junho de 2022. Na Europa, após a inflação ao produtor (PPI) da zona do euro ter sido acima das expectativas o euro apresentou perdas ante o dólar. Os PMIs compostos da zona do euro e da Alemanha e as encomendas à indústria da Alemanha tiveram queda.
Aprovação da PEC dos Precatórios anima investidores, enquanto acompanham balanços já divulgados, como o do Itaú Unibanco, CSN, CSN Mineração e Cielo. A queda do desempenho da produção industrial deve influenciar a curva de juros e conter a pressão de alta considerando que o COPOM vai ajustar em 200 pontos-base a Selic em dezembro. No câmbio, o dólar fechou em baixa de 1,42%, a R$ 5,5897, na combinação do Copom hawkish com Powell dovish, que garante a atratividade do carry-trade e melhora as perspectivas para o fluxo aos mercados emergentes.
O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) tirou todos os impeditivos e deu aval para a investigação sobre o atentado contra o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 continuar. Houve a pré-candidatura de Felipe d'Avila do Novo ao Planalto como terceira via, considerado o partido mais à direita do bloco.