Minuto Mercado
04/05/2021

Continuam no foco CPI da COVID, reforma tributária e balanços
2 minute readDÓLAR ABRE A R$ 5.4624. Além da CPI da covid-19, o investidor também aguarda a audiência pública virtual do Paulo Guedes, ministro da Economia, e a apresentação da reforma tributária na Câmara nesta tarde. O discurso de dirigentes do Federal Reserve e indicadores dos Estados Unidos podem levar a ajustes nos mercados. Continua sendo aguardado divulgação de balanços importantes tanto no Brasil (Bradesco e XP) quanto no exterior.
As Bolsas de Nova York operam com leves baixas, menos Dow Jones que tem viés de alta com os rendimentos dos Treasuries e do dólar ajustados. Na Europa, o que está em evidência é o PMI industrial do Reino Unido acima do esperado.
Hoje tem depoimento na CPI do Covid do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e do Nelson Teich. Na bolsa, deve refletir o lucro acima das projeções do mercado do Itaú Unibanco e a reunião entre Petrobras e a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace) para tratar um novo indexador para o preço do gás. Pode afetar o dólar e os juros futuros a alta das T-Notes e à expectativa de um comunicado do Copom amanhã mais duro.
Considera-se a possibilidade de uma acareação, entre Fabio Wajngarten, o ex-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e a Pfizer. Aziz, presidente da CPI da Covid, comentou também que Bolsonaro "foi negacionista" desde o início da pandemia de covid-19, mas procurou evitar de culpá-lo.