Minuto Mercado

BALANÇOS POSITIVOS ANIMAM OS MERCADOS NO AGUARDO DO COPOM

2 minute read

DÓLAR ABRE A R$ 5.2698. No exterior, resultados de balanços melhores que o esperado anima a quarta-feira. No Brasil, fica no radar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) para a taxa Selic que será anunciada no começo da noite. Os investidores devem refletir os dados da produção industrial brasileira em dezembro e no ano passado, além do relatório de empregos no setor privado dos Estados Unidos em janeiro. A reunião de ministros da OPEP+ também será acompanhado.  Após o fechamento dos negócios, Cielo e Meta Platforms (Facebook) publicam seus resultados.

Resultados trimestrais da Alphabet (controladora do Google) e do Santander melhores que o esperado pelos mercados impulsionam os índices futuros de Nova York e às bolsas europeias nesta manhã. Na Europa, os investidores repercutem também o aumento de 5,1% da prévia do índice de inflação ao consumidor (CPI) de janeiro da zona do euro, que é recorde e ficou acima da previsão (+4,3%). O euro ganha força ante o dólar após divulgação de dado, enquanto os juros dos Treasuries andam mistos à espera do relatório de empregos no setor privado dos EUA em janeiro.

O exterior positivo pode impulsionar os ganhos do Ibovespa e a queda do dólar e dos juros futuros mais longos, embora o balanço da matriz do Santander, na Espanha, tenha sido melhor que o do Brasil. O Copom deve anunciar nova alta da Selic de 1,5 ponto porcentual hoje, chegando a 10,75% ao ano. Economistas se dividem sobre as sinalizações para as próximas reuniões do comitê, Barclays e UBS apostando que a autoridade monetária poderá indicar redução no ritmo de aperto, enquanto outras instituições, como a XP, acreditam que poderá ser reduzido o ritmo do aperto na reunião de março, após a desaceleração recente de alguns índices de inflação interna.

Novo corregedor da Receita Federal nomeado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é simpatizante de Bolsonaro. Se confirmar o favoritismo do ex-presidente Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo Rogério Xavier, da SPX Capital, e Luis Stuhlberger, da Verde Asset Management, ambos gestores renomados do País, haverá aumento da carga tributária brasileira.

 

Soluções completas em câmbio para você e para sua empresa.

Transferências Internacionais

Transferências Internacionais

Soluções completas em remessas internacionais para você e para sua empresa. Faça transferências internacionais com segurança e velocidade.

Saiba mais
Soluções em câmbio

Soluções em câmbio

Você pode contar com assessoria e serviços para soluções em câmbio e todo o seu processo de Comércio Exterior.

Saiba mais