Minuto Mercado
19/1/2021

Novo tributo volta a ser discutido
2 minute readDólar comercial abre a R$ 5,2965. Criação de novo tributo sobre transações financeiras, nos moldes da CPMF, volta a ser discutido com a proximidade das eleições na Câmara e no Senado.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 2,37% no segundo decêndio de janeiro, com este resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 23,41% para 25,46%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 3,08% no segundo decêndio de janeiro, ante 1,17% no segundo decêndio de dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,42% no segundo decêndio de janeiro, contra 1,23% no mesmo período de dezembro, segundo dados da FGV.
André Brandão, presidente do Banco do Brasil, fica no cargo. O pacote proposto por ele, deverá ser revisto.
A vacinação no Brasil corre risco de ser interrompida, as doses liberadas da Coronavac cobrem 0,5% dos idosos e 34% dos profissionais da área da saúde. Sem a matéria-prima do imunizante vindo da China, o Instituto Butantã pode ter que paralisar a produção no final do mês.
No exterior, o destaque é a sessão no Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos com a indicação de Janet Yellen ao Departamento do Tesouro.
O índice de expectativas econômicas da Alemanha cresceu de 55,0 em dezembro a 61,8 para o mês de janeiro, segundo o instituto Zew. E o CPI avançou 0,5% em dezembro ante novembro.
As principais bolsas na Europa e os índices futuros das bolsas de Nova York sobem nessa manhã, após uma semana de perdas. A maior parte das bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira.