Minuto Mercado
13/05/2021

Preocupação no mercado global à espera da PPI, por aqui IBC-BR e balanços
DÓLAR ABRE A R$ 5.3053. A inflação ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) foi acima do esperado, agora, os mercados externos aguardam o índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de abril e as declarações de dirigentes do Federal Reserve. No Brasil, se espera por balanços e pelo IBC-BR de março e do primeiro trimestre. Além da CPI da Covid, que tem hoje como depoente Carlos Murillo, ex-presidente da Pfizer no Brasil.
Bolsas europeias caem mais de 2%, devido ao pessimismo em Nova York e da Ásia, após o anúncio de alta do CPI, temem que o Federal Reserve comece a subir os juros antes do esperado. A apreensão também reflete na queda de mais de 2% do petróleo e nos juros dos Treasuries que segue em alta.
Previsão de alta do dólar e dos juros dos Treasuries, pressionando câmbio e juros, devido ao clima pesado externo. O Ibovespa tende a seguir este mesmo clima. Os juros tendem a se adequar ao IBC-Br na expectativa de que o Tesouro amplie a oferta de títulos no leilão de hoje. O possível retorno do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins, também pode refletir negativamente nos mercados. Outra questão que pode ter um viés negativo entre os investidores foi o resultado da pesquisa Datafolha, onde mostra que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro atingiu 24%, a menor de todos os tempos e que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria Bolsonaro no segundo turno por 55% a 32% dos votos.
Ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten foi acusado por senadores de mentir em seu depoimento, a CPI da Covid no Senado enviou à Procuradoria da República a solicitação para investigarem as declarações dadas. A fala de Queiroga também foi julgada como mentirosa e por isso Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, afirmou que o ministro da Saúde será convocado para novo depoimento.