Minuto Mercado
10/05/2021

Orçamento sigiloso e CPI refletem à espera de ata do COPOM e IPCA
DÓLAR ABRE A R$ 5.2402. O mercado está de olho nos anúncios da política monetária no Brasil, espera-se que saia na ata do COPOM amanhã, e dos dirigentes do FED. Aqui no Brasil, aguardam também a divulgação dos indicadores de atividade de maio, o IPCA de abril e os próximos passos da CPI da Covid.
Tanto os índices futuros de Nova York quanto os mercados de ações da Europa amanheceram indefinidos. Após Payroll abaixo do esperado, o Fed anunciou que manterá seus estímulos monetários, principalmente por este motivo o mercado está à espera do anúncio sobre a política monetária americana. Por outro lado, o minério de ferro está em alta e estimula a compra de ações do setor, sobretudo na Europa, ao mesmo tempo os preços do petróleo aumentavam após um ataque cibernético fechar o principal duto de transporte de combustíveis dos EUA no fim de semana.
Conforme a denúncia, o orçamento sigiloso do presidente Jair Bolsonaro teve uso de R$ 3 bilhões em verbas do Orçamento Federal de 2020 para favorecer ações de um grupo de parlamentares aliados. A notícia tende a afetar os mercados e repercutir nos juros e câmbio, sem contar com apreensão com os resultados da CPI da Covid, que tem como objetivo mapear as faltas de ações e as omissões do governo no enfrentamento da pandemia no Brasil.
Decepcionado com a postura parcial de Marcelo Queiroga, atual ministro da saúde, o presidente da Comissão do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que ele será reconvocado para depor. Já o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse Jair Bolsonaro "será responsabilizado, sim", caso se comprove na CPI que ele tem ou teve responsabilidade sobre a magnitude da pandemia no país, que já registra mais de 400 mil óbitos no País.