Minuto Mercado
5/3/2021

Produção industrial avança
Dólar comercial abre a R$ 5,6732. Produção industrial brasileira cresceu 0,4% em janeiro, em comparação ao mês anterior. Após nove meses de alta, o setor acumulou crescimento de 42,3%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril de 2020, segundo dados do IBGE.
Dólar e juros futuros podem ser afetados pelo rendimento dos títulos americanos, após queda ontem, devido aprovação da PEC Emergencial, em dois turnos no Senado.
A taxa de desemprego deve continuar sendo pressionada, segundo a FGV, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 0,5 ponto para 99,3 pontos. O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, o crescimento do número indica piora do resultado.
O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) de fevereiro subiu 0,40% e acumula alta de 6,27% nos últimos 12 meses. Em fevereiro o IPC-BR variou 0,54%. A taxa do indicador nos últimos 12 meses ficou em 5,42%, segundo a FGV.
As encomendas à indústria da Alemanha subiram 1,4% em janeiro em relação ao mês anterior, acima da expectativa de analistas.
A China, uma das principais potências mundiais, anunciou uma meta de crescimento econômico para o país, acima de 6% ao ano.
Os índices futuros das bolsas de Nova York e as principais bolsas europeias caem nesta manhã. No continente asiático, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira.