Minuto Mercado
17/3/2021

Selic em foco
Dólar comercial abre a R$5,6201. Hoje às 18:30 será anunciada a taxa Selic, o atual patamar de 2% é o menor desde o início da série histórica do BC, em 1986. Um dos efeitos esperados com o aumento da Selic é contenção da depreciação da moeda brasileira. O boletim Focus mais recente estima que o valor fique em 4,5% no final de 2021 e atinja 5% em 2022.
O IPC-S de 15 de março de 2021 subiu 0,88% e acumula alta de 5,98% nos últimos 12 meses. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação, segundo informou a FGV.
A Câmara dos Deputados finalizou nesta madrugada a votação do Novo Marco do Gás, o projeto é a aposta do governo para redução do preço do insumo e para atrair investimentos. O texto segue para sanção presidencial.
No exterior o destaque da agenda é para a decisão de juros do Federal Reserve, às 15h e com coletiva de imprensa de Jerome Powell, presidente da instituição.
O índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro subiu 0,9% na comparação anual de fevereiro, segundo dados da Eurostat.
Os índices futuros das bolsas de Nova York e as bolsas europeias operam em queda moderada. No continente asiático, as bolsas fecharam majoritariamente em leve queda nesta quarta-feira.