Dólar comercial abre a R$ 5,4127. As preocupações com a propagação da nova cepa do coronavírus no Brasil, o risco fiscal do governo e indicadores de inflação e mercado de trabalho, são os destaques do mercado. No exterior, o investidor acompanha a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2020 dos Estados Unidos.
O Tesouro faz leilão hoje às 11h de LTN, NTN-F e LFT. O leilão de títulos pode medir o tamanho do apetite e risco do investidor, num cenário de incertezas fiscais.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 2,58% em janeiro, em 12 meses o índice acumula alta de 25,71%, segundo dados da FGV.
Após oito meses de altas consecutivas, Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 3,6 pontos em janeiro, para 111,3 pontos, segundo a FGV.
O índice de sentimento econômico da zona do euro, caiu de 92,4 pontos em dezembro para 91,5 pontos em janeiro, em meio à segunda onda de covid-19 no continente. Em relação as vacinas, segue sem resolução o cronograma de entrega do imunizante entre a União Europeia e a farmacêutica AstraZeneca.
As bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de Nova York operam em baixa. No continente asiático as bolsas fecharam negativas.