Minuto Mercado
20/1/2021

Selic e posse de Joe Biden são os destaques do dia
Dólar comercial abre a R$ 5,3455. Na agenda no Brasil, destaque para a decisão do Copom no final do dia em relação a SELIC, segundo projeção do Broadcast, a expectativa é a manutenção da taxa em 2,00%. No exterior, acontece a cerimônia de posse de Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos.
O governo busca reforços para a importação dos insumos para fabricação das vacinas contra covid-19 no Brasil, acionando ministros como Tereza Cristina (Agricultura) e Roberto Campos Neto (Banco Central).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,86% na segunda quadrissemana de janeiro.
Os primeiros passos de Biden na presidência dos Estados Unidos devem incluir, o envio ao Congresso de pacote com medidas econômicas e o retorno do país no Acordo Climático de Paris.
Na Alemanha, o PPI (índice de preços ao produtor) cresceu 0,8% em dezembro de 2020, na comparação com o mês anterior. No ano passado, o índice registrou queda de 1,0% ante 2019, segundo o instituto Destatis.
O CPI do Reino Unido vem em linha com o esperado, crescendo 0,3% em dezembro de 2020 na comparação com novembro, segundo a ONS.
As bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de Nova York operam com ganhos. As bolsas asiáticas fecharam mistas nesta quarta-feira.