Minuto Mercado
23/2/2021

Risco-país do Brasil aumenta
Dólar comercial abre a R$ 5,4692. Risco-país do Brasil vai a 14%, o maior nível desde novembro de 2020. A intervenção do presidente Jair Bolsonaro na Petrobras mudou a percepção de risco, e pode refletir em outros ativos financeiros, como câmbio e juros.
O mercado acompanha o andamento da PEC Emergencial em relação ao auxílio emergencial, agenda de reformas, e a reunião trimestral de diretores do Banco Central com economistas.
O IPC-S de 22 de fevereiro de 2021 variou 0,34%. Com este resultado, o indicador passou a acumular alta de 0,61% no ano e 5,20% nos últimos 12 meses. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação, segundo a FGV.
A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,1 ponto percentual no mês de fevereiro para 5,3%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a mediana subiu 0,3 ponto, segundo a FGV.
No exterior, destaque para a alta nos juros dos Treasuries e a melhora da percepção dos investidores sobre a economia dos Estados Unidos, com resultados positivos no varejo, avanço do pacote de estímulos fiscais e vacinação contra covid-19 no país.
As principais bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de Nova York operam em queda. No continente asiático, as bolsas fecharam mistas.