Dólar comercial abre a R$ 5,4716. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,2 pontos em setembro, ficando com 83,4 pontos, mas segue abaixo do registrado em fevereiro com 87,8 pontos, segundo dados da FGV.
O Índice de Reabertura da Economia (IRE), avaliado pelo BB Investimentos, mostra que a atividade econômica do Brasil operava com 89,8% do nível pré pandemia na semana de 20 de setembro, uma queda de 0,4% na comparação com o período anterior, os dados apontam que alguns setores estão colaborando com o aquecimento da economia.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,45% em setembro, 0,22 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de agosto (0,23%), sendo o maior resultado para um mês de setembro desde 2012, segundo dados do IBGE.
O déficit do Brasil em 2020 deve atingir R$ 861 bilhões, segundo relatório bimestral do Orçamento, informado pelo governo. Líderes do governo planejam para essa semana apresentar a proposta para nova CPMF.
As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em alta, alavancados com os PMIs da Alemanha e Reino Unido, apesar de terem registrado queda, ficaram acima dos índices esperados. Na Alemanha caiu de 54,4 em agosto para 53,7 em setembro.
Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes, aprovou ontem à noite, um projeto de financiamento temporário do governo que evita a paralisação parcial da máquina pública.
As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em alta, com o dia anterior positivo nos EUA e refletindo o PMI do Japão que subiu de 45,2 em agosto para 45,5 em setembro.