Dólar comercial abre a R$ 5,3901. A projeção para o IPCA de 2020 subiu de 1,94% para 1,99% e para IGP-M deste ano, as previsões cresceram de 15,03% para 15,28%, segundo o Banco Central. Prévia de pesquisa da FGV, aponta que o aumento da Confiança da Indústria pode ser a maior desde 2013, dados apontam crescimento de 7,2 pontos em setembro, ficando com 105,9 pontos.
Pantanal e Amazônia continuam em pauta em relação as queimadas que já afetam cidades do sudeste, como São Paulo. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes irá formalizar o pedido para envio da Força Nacional de Segurança para trabalhar no combate às queimadas. Nessa semana o presidente Jair Bolsonaro, passará por uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga.
Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, esteve em Roraima na sexta-feira passada, para pressionar o governo de Nicolás Maduro e demonstrar o alinhamento norte-americano com os países do vizinhos da Venezuela. O presidente braseiro apoiou a vista, mas Rodrigo Maia e o Itamaraty reagiu negativamente à visita.
Nos Estados Unidos, pesquisa pré-eleitoral do Wall Street Journal e NBC News mostra Biden com 51% das intenções de voto e Donald Trump com 43%. A proibição dos aplicativos chineses TikTok e WeChat em lojas de aplicativos nos EUA, prevista para ontem, foi suspensa.
O Banco do Povo da China manteve suas taxas de juros, a LPR de um ano permaneceu em 3,85%. As bolsas asiáticas fecharam em baixa, e no momento os índices futuros de Nova York e bolsas europeias operam em baixa, com as alegações feitas pelo BuzzFeed News em relação os bancos HSBC e Standard Chartered que teriam movimentando US$ 2 trilhões de fundos ilícitos.
Os contratos futuros do petróleo operam em baixa em torno de 2%, após relatos de que a Líbia poderá restaurar parte de sua oferta ao mercado.