Dólar comercial abre a R$ 5,2583. O Índice de Confiança do Consumidor subiu 2,1 pontos em setembro, chegando a 82,3 pontos em comparação ao mês anterior. A Confiança Empresarial subiu 0,8 ponto no mesmo período, ficando com 95,3 pontos, segundo dados da FGV.
Segundo dados do IBGE, das 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto, 38,6% declararam que a pandemia impactou seus negócios.
Na política, o presidente Jair Bolsonaro, declarou que o governo não adotará o tabelamento para combater o aumento de preços de produtos, e Rodrigo Maia, para abrir espaço no orçamento do ano que vem para o Renda Brasil, defendeu o congelamento de aposentadorias e pensões.
No exterior as bolsas asiáticas fecharam em alta, e as europeias e os índices futuros de Nova York estão positivos. Dados divulgados mostram recuperação da China, a produção industrial subiu 5,6% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2019, as vendas no varejo avançaram 0,5% no mês passado na comparação anual.
Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, teve alta acima do esperado em setembro ficando em 77,4 pontos. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ganhou a primeira votação na Câmara sobre o projeto de lei para alterar o acordo do Brexit.