Informações de mercado
08/10/2020

Acordo UE e Mercosul e vendas do varejo no mercado brasileiro
Dólar comercial abre a R$ 5,6049. O Parlamento Europeu aprovou de forma simbólica uma resolução que rejeita o acordo entre União Europeia e Mercosul, gerando reação negativa do governo brasileiro. O Ministério da Economia em nota falou em "manifestação de cunho político". As queimadas na Amazônia no e Pantanal, ajudaram a reforçar a imagem ambiental negativa do Brasil no exterior.
As vendas no varejo em agosto subiram 3,4% em comparação a julho, sendo o maior resultado desde outubro de 2014, com 2,6%, segundo dados do IBGE.
A disputa entre políticos do Centrão e a ala aliada ao Rodrigo Maia, presidente da Câmara, tem segurado a instalação da Comissão Mista de Orçamento, fazendo com que a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem fique paradas.
Na Europa, Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, falou hoje que a autoridade monetária da zona do euro ainda tem munição para combater a crise econômica trazida pela pandemia. Em ata divulgada há pouco afirma que o ritmo de compras de ativos poderia ser reduzido com redução de tensão entre mercados, o documento também fala sobre cortes nas taxas de juros.
Nos Estados Unidos, ontem ocorreu um debate eleitoral com os candidatos a vice-presidente Kamala Harris e Mike Pence, a imprensa americana considerou um debate neutro com bons desempenhos dos candidatos. O crédito ao consumidor no país, diminuiu US$ 7,2 bilhões de julho para agosto.
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em alta, reagindo as falas do presidente americano, Donald Trump na concessão de estímulos fiscais, ontem em seu Twitter ele declarou que poderia apoiar alguma ajuda financeira para o setor aéreo. Com exceção da bolsa de Hong Kong, as bolsas asiáticas fecharam em alta.