Dólar comercial abre a R$ 5,6111. Governo e equipe econômica ainda não definiram a fonte de recursos para o financiamento do Renda Cidadã. O ministro Paulo Guedes negou o uso de precatórios.
O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) de 30 de setembro subiu 0,82% sendo 0,12 p.p acima do último dado divulgado. O índice acumula alta de 2,42% no ano, destaque para o item passagem aérea cujo aumento foi de 26,97% para 39,62%, segundo informou a FGV.
Nos EUA, o pacote fiscal de US$ 2,2 trilhões segue indefinido após votação adiada. O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria da zona do euro subiu de 51,7 em agosto para 53,7 na leitura final de setembro. Em linha com previsão, a taxa de desemprego do bloco subiu de 8,0% em julho para 8,1% em agosto, sendo a quinta alta consecutiva.
Na Alemanha, o PMI industrial registrou subiu de 52,2 em agosto a 56,4 na leitura final de setembro, já no Reino Unido, o PMI da indústria caiu de 55,2 em agosto a 54,1 na leitura final de setembro, os dados ficaram abaixo das projeções realizadas.
No Japão, o sentimento de grandes empresas do setor industrial subiu de -34 no segundo trimestre do ano para -27 no terceiro trimestre, segundo pesquisa Tankan, do Banco do Japão.
As principais bolsas europeias e os índices futuros em Nova York operam em alta, após fechamento positivo ontem em Wall Street. Do outro lado do continente, dia atípico com bolsas fechadas por conta de feriados na China, Taiwan e Coreia do Sul. A bolsa de Tóquio também cancelou o pregão por causa de problemas técnicos.