Dólar comercial abre a R$ 5,3653. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 2,67% na 1ª prévia de novembro. Com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 19,45% para 23,79%, segundo dados da FGV.
O bom humor externo e balanços positivos podem influenciar a bolsa. Rodrigo Maia (presidente da Câmara), voltou a criticar os partidos da base do governo em segurar a votação dos projetos da Casa. O mercado aguarda se Paulo Guedes (Ministro da Economia) falará sobre fluxo para emergentes, manutenção de programas sociais em 2021 e sobre o resultado da eleição americana.
Os produtores de aço e alumínio no Brasil esperam que a eleição de Joe Biden dê retorno positivo ao setor. Em 2020 os embarques para os EUA diminuiriam 56%.
O índice de preços ao consumidor da China subiu 0,5% na comparação anual de outubro.
A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta que a demanda global de energia deve encolher 5% neste ano.
O Banco do Japão apoiará bancos regionais com o pagamento de juro adicional de 0,1% sobre reservas excedentes depositados na autoridade monetária.
No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson, sofreu uma derrota na Câmara nesta segunda-feira em relação ao Brexit.
As bolsas asiáticas fecharam mistas nessa terça-feira. Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias também operam mistos.