Entenda mais sobre o IBAN

Entenda mais sobre o IBAN

Como funciona e para que serve no Reino Unido e na Europa.

Fale conosco Acesso à página inicial

O que é IBAN?

IBAN, é uma sigla que vem do termo em inglês “International Bank Account Number”, em português "Número Internacional de Conta Bancária" e é um padrão internacional criado pela Society for Worldwide International Financial Telecommunication com o objetivo de padronizar as contas bancárias internacionalmente.

Para que serve o IBAN?

O código IBAN facilita que bancos de diferentes países identifiquem sua conta bancária, reduzindo a chance de erros ou falhas de comunicação ao processar pagamentos internacionais. O IBAN contém no máximo de 34 caracteres entre números e letras, incluindo o código do país, número de identificação do banco, dois dígitos de checagem, o número da conta bancária, entre outras informações necessárias para a transferência.

Você pode precisar do IBAN em casos de transferências internacionais.

Quantos países usam o IBAN?

Mais de 70 países fazem uso de códigos IBAN para as contas bancárias, porém países como os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia por exemplo, não fazem uso desse sistema e usam sistemas próprios para os códigos bancários. Além dos países que não usam o código IBAN, alguns países fazem um uso arbitrário do IBAN, sendo encorajado, mas não de uso obrigatório.

A maioria dos países europeus usa códigos IBAN, assim como regiões da África e América Central, e o Oriente Médio.

Qual o tamanho do código IBAN?

O IBAN pode ter ente 16 a 34 caracteres alfanuméricos, dependendo da conta bancária do país de origem. No Reino Unido, por exemplo, o IBAN contém 22 caracteres e sempre será iniciado pelas letras GB e seguidos pelo número 29.

Como localizar o código IBAN?

Achar o número IBAN é relativamente simples, mas pode variar dependendo do país em que a conta-corrente está localizada. A maioria das plataformas digitais ou extratos da conta vão informar o seu código IBAN e BIC/SWIFT.

Se o seu banco for no Reino Unido, você pode achar o seu IBAN no seu acesso digital ou APP e também no extrato. Da mesma forma que, para todos que possuem uma conta bancária no Reino Unido seria criada com as informações a seguir:

Código ISO 
Código de checagem
Primeiros 4 dígitos do BIC (SWIFT ou BIC)
Código da conta
Número da conta

Abaixo temos um exemplo de como seria um IBAN do Reino Unido. Esse exemplo seria para uma conta fictícia do Barclays que tivesse como Código da Conta: 01-01-01 e como número da conta: 0202020202.

GB29 BUKB 0101 0102 0202 02

Dificuldades para encontrar o IBAN? Entre em conato com um especialista moneycorp. É fundamental evitar informar o código incorreto, causando dificuldades no recebimento da transferência e atraso no processo.

Por que nos escolher?

120+ currencies available

Opções de diferentes moedas ao redor do mundo.

24/7 access

Segurança de dados e ferramentas de proteção de sistemas.

The ability to set up regular payments and target rates

Verificação de documentação com critérios de segurança.

Ligue agora e fale com os nossos especialistas:

Soluções completas em câmbio para você e para sua empresa.

Transferências Internacionais

Transferências Internacionais

Soluções completas em remessas internacionais para você e para sua empresa. Faça transferências internacionais com segurança e velocidade.

Saiba mais
Soluções em câmbio

Soluções em câmbio

Você pode contar com assessoria e serviços para soluções em câmbio e todo o seu processo de Comércio Exterior.

Saiba mais
Turismo

Turismo

Moeda em espécie e cartão pré-pago internacional. Em um único lugar você encontra soluções completas para a sua viagem.

Saiba mais