Dólar comercial abre a R$ 5,4872. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro subiu 1,35%, e fechou 2020 em 4,52%, segundo o IBGE.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,89% no primeiro decêndio de janeiro, com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 23,52% para 24,87%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 2,42% no primeiro decêndio de janeiro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,86% no primeiro decêndio de dezembro para 0,38% no primeiro decêndio de janeiro, segundo informou a FGV.
O Ministério da Economia lamentou, em nota oficial, a decisão da Ford de encerrar a produção no Brasil, mas buscou descaracterizar qualquer influência de políticas do atual governo na ação da montadora. O presidente da Câmara Rodrigo Maia, falou em “falta de credibilidade” do governo federal e a Fiesp falou em necessidade de redução do “Custo Brasil”.
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos poderá votar amanhã o segundo pedido de impeachment do presidente Donald Trump, se condenado poderá impedir que no futuro ele possa concorrer e ocupar cargos federais.
O presidente distrital do Fed, Thomas Barkin, falou que o número de casos de covid-19 nos Estados Unidos vai prejudicar a recuperação da economia no primeiro trimestre, mas que a vacinação e estímulos fiscais devem abrir caminho para recuperação no segundo semestre.
Segundo o vice presidente do Banco of England, Ben Broadbent, o PIB do Reino Unido deve cair no primeiro semestre de 2021.
As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam mistos. As bolsas asiáticas fecharam em sua grande maioria em alta nesta terça-feira.